Confira: 7 Erros na hora de Estudar para Concursos Públicos! Você comete algum?

Confira: 7 Erros na hora de Estudar para Concursos Públicos! Você comete algum?

É claro que motivação e empenho são fatores determinantes para quem deseja ingressar em carreiras públicas através de concurso. Porém, na vontade de estudar, alguns candidatos acabam cometendo erros básicos que dificultam o sucesso nessa jornada. Confira nossa lista de sete erros na hora de estudar para concursos, e confira as dicas para organizar seus estudos.

  1. NÃO LER O EDITAL ATENTAMENTE

O edital é o principal documento do concurso público, e traz informações preciosas que podem fazer toda a diferença para a organização dos estudos. Além do conteúdo programático, é importante estar atento para informações como a quantidade e o peso das questões da prova, e as matérias utilizadas como critério de desempate.Uma boa leitura do edital pode contribuir para direcionar seus estudos para as questões mais importantes.

  1. DEDICAR-SE AO MESMO TEMPO A CONCURSOS COM LINHAS DIFERENTES

Um dos erros mais comuns entre os concurseiros é a falta de norte quanto à escolha de seu objetivo. O foco no estilo da prova e no conteúdo específico do concurso que deseja prestar contribui para o seu próprio planejamento de estudos e aumenta as chances de aprovação.

  1. NÃO POSSUIR UM PLANEJAMENTO E UM MÉTODO DE ESTUDOS

Um planejamento organizado dos dias e horários de estudo, bem como do conteúdo a ser estudado é um dos passos mais importantes para o sucesso.Uma boa dica é criar uma tabela para este planejamento, definindo metas e prazos para cada conteúdo, e organizando a sua semana.

O método de estudo é um aspecto muito pessoal de cada um. Há quem goste de estudar lendo a matéria em voz alta, fazendo resumos, em grupos de estudo ou cursos preparatórios. Pesquisar sobre o assunto e definir qual o melhor método para você é de extrema importância para a o aproveitamento eficiente do seu tempo.

  1. NÃO INVESTIR EM MATERIAL DE QUALIDADE

Devido a dificuldades financeiras, muitos concurseiros acabam garimpando materiais gratuitos na internet, e se utilizando de informações soltas e apostilas desatualizadas. Para se destacar é preciso, porém, investir em material de qualidade, como bons livros e apostilas bem preparadas, bem como cursos preparatórios.

A internet é um excelente instrumento de pesquisa, e apresenta, além de diversos bons materiais de estudos, páginas com ótimas sugestões para concurseiros.

  1. NÃO FAZER SIMULADOS

Além do conteúdo programático, boa parte da receita para o sucesso em concursos públicos está relacionada ao “saber fazer a prova”. Os simulados são uma excelente oportunidade para que você se familiarize com o tipo de prova que vai prestar, e perceba quais matérias estão gerando mais dificuldades. Realizar simulados é importante também para que você tenha noção com relação ao tempo para a resolução das perguntas e a marcação das respostas no gabarito.

  1. EXAGERAR NA ROTINA DE ESTUDOS

O cansaço é um grande inimigo da concentração na hora de estudar, levando muitas vezes àquela sensação de estudar muito e não saber nada. Procure atentar aos sinais do seu corpo, e respeitar seus limites. Uma boa dica é fazer pequenas pausas a cada duas horas de estudo, de forma a retomar o estímulo e a concentração.

  1. NÃO SE PREPARAR PARA O DIA DA PROVA

A preparação emocional de quem vai prestar concurso público é um fator determinante para o sucesso, e o nervosismo no dia da prova pode prejudicar seu desempenho. Técnicas de respiração e a prática regular de esportes aliviam o stress desta fase, e contribuem para o preparo emocional do candidato.

Além de planejamento, a determinação e a dedicação são ingrediente essencial para o sucesso em concursos públicos. Procure estar atento ao que não está funcionando na sua rotina de estudos, e a formas de melhorá-la constantemente.

Fonte: Concurseiros Unidos

ARTIGOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ:

Facebook Comments